quarta-feira, 17 de julho de 2013

Palavra de Adelson Fonseca, Presidente da ADIMCBA aos Dirigentes Municipais

Prezado(a) Dirigente 

Dirigentes Municipais de Cultura,
Estamos em execução de Conferências Municipais de Cultura, nas quais o intento maior é pensar a instalação de Sistemas Municipais de Cultura, em concorde com as Conferências Nacional e Estadual. Nessa tarefa, deparamo-nos com a fragilidade que é a gestão cultural em a maioria dos municípios baianos. E refletimos sobre as Conferências Municipais de Cultura como espaços de fortalecimento de nossa participação na implantação ou implementação de políticas públicas culturais.

Muitos DMC estão iniciando suas experiências em gestões públicas, e têm na Conferência de Cultura um instrumento capaz de provocar a reunião, o entendimento, as parcerias tanto com a sociedade civil quanto com outros  setores do poder público. Assim, indicamos dois caminhos: vincular ações desses dois setores, pela colaboração, e a continuidade das discussões da Conferência, por um processo de avaliação continuada. 

No primeiro caso, temos a sociedade civil e poder público que podem ter atividades correlatas aos interesses da gestão cultural, e que podem auxiliar no fortalecimento de nossa ação enquanto gestores públicos, ao tempo em que podemos oferecer subsídios organizativos e de efetivação de seus projetos. No segundo caso, não fazemos da Conferência um evento isolado da gestão, como se fosse mais uma festa da cultura do município. Em quaisquer situações, a Conferência deve firmar compromissos de fortalecimento de gestão das partes envolvidas.

Conferência de Cultura é um momento importante, festivo da cultura, mas que funciona como reunião de trabalho, de planejamento do fazer cultural, numa revisão do que foi para uma perspectiva do que virá a ser. O gestor e/ou o município que já caminham há mais tempo na consolidação de políticas culturais ou os que iniciam suas gestões em 2013, não podem desconsiderar que há uma realidade sobre a qual se deseja atuar para transformar ou qualificar. Lembremo-nos que as Conferências anteriores produziram ideias válidas.

A mobilização para o sucesso da presença das pessoas e a qualificação dos debates e propostas das Conferências Territoriais e Estadual, em conjunto com os Representantes Territoriais de Cultura, deve ser um empreendimento de todos nós. Organizemos nossas caravanas.

A Diretoria da ADIMCBA está envidando esforços pela regularização da gestão da Entidade para, em breve, podermos atuar mais próximos a todos os associados, conforme compromisso assumido no VI Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura. Colocamo-nos à disposição de todos para entendimentos, sugestões e propostas.

Saudações Culturais.
Adelson dos Santos Fonseca
Presidente da ADIMCBA/Coordenador Municipal de Cultura de Rio Real
(75) 9996 – 4663, (71) 9308 – 4888, (75) 3426-1994, riorealcultura@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...