Das 6 cidades compreendidas pelo Território Itaparica (BA), cinco já escolheram datas para a realização das Conferências Municipais de Cultura, etapa crucial para a representação desses municípios nas Conferencias Territoria, Estadual e Nacional, que têm como objetivo a criação e articulação dos Sistemas de Cultura, além de um diagnóstico importante de como andam as expressões culturais dos municípios.
A cidade de Glória, primeira no calendário é quem dá a largada nessa etapa importante para o território, com sua III Conferência Municipal de Cultua, com data marcada para o próximo dia 18 (quinta) seguindo a programação o município de Chorrochó, também em sua terceira edição de Conferência marcada para o dia 23 de julho. Em uma grande celebração cultural, além do foco principal, que é o diagnostico cultural e a sistematização, Chorrochó promete realizar também recitais, apresentações, exposições e promover os artistas da terra.
Faixa na entrada da cidade de Glória, convidando a população para participar da Conferência
Outro município que já está movimentando-se para a sua III Conferência Municipal de Cultura e Abaré, que já marcou a data para essa grande movimentação cultural na cidade, ficando o dia 26 de julho escolhido para acontecerem as discussões em torno da cultura no município, que conta com um cenário cultural bem expressivo, e repleto de força, traduzida pelo empenho de veteranos culturais e de uma juventude cheia de vontade de ver a cultura melhorando em Abaré.
Cartaz de divulgação da III Conferência de Abaré
Na sequência, surge o município de Macururé, que realizará, no próximo dia 27 a sua III Conferência de Cultura do município e contará com um público diversificado, compreendido por artistas locais e articuladores culturais da cidade e dos povoados. A cidade de Macururé também está organizando uma grande celebração cultural e promoverá, entre as discussões da conferência, expressões culturais das diversas formas, com músicos, artistas, poetas, etc, intervindo no evento de maneira proveitosa e mostrando o que a cidade tem de melhor culturalmente.
A última, porém não menos importante é a cidade de Paulo Afonso, que agendou a data para a realização da sua IV Conferência Municipal de Cultura para o dia 31 de julho. Com o sentido de, a cada etapa, ver se desenvolver ainda mais a cultura dessa cidade que surge como o oásis do sertão, Paulo Afonso busca também promover um encontro onde todos os artistas possa participar, contribuir e lutar pela cultura e, no futuro, colher os frutos dessa luta, em benefício às manifestações culturais, artistas e sobretudo, a comunidade, que tem cada dia mais sede de cultura e entretenimento de qualidade. Em uma programação diversificada, cheia de atrações, música e a participação do grupo CENIC'S de dança e teatro, evento culminante da programação dos festejos de emancipação da cidade, a IV Conferência de Cultura de Paulo Afonso fechará o ciclo de discussões em torno da cultura no território Itaparica com chave de ouro.
Ilha de Paulo Afonso, oásis do sertão, capital da energia e com potencial cultural extraordinário
Além disso, Paulo Afonso também será sede para a realização da Conferência Territorial de Cultura, nos dias 27 e 28 de Agosto, evento em que vários representantes dos municípios compreendidos pelo Território Itaparica estarão reforçando as discussões a respeito dos caminhos da cultura do território e do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...