sábado, 19 de janeiro de 2013

FUNCEB lança primeiro volume da Série Crítica das Artes






Encerrando ações do Programa de Incentivo à Crítica de Artes 2012, o livro Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano é disponibilizado para o público
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lança o livro Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano, primeiro volume da Série Crítica das Artes, coleção de publicações que objetiva promover a difusão de conteúdos sobre a crítica, mais especificamente aquela relacionada às artes baianas. Esta ação, aliada à realização do II Seminário Baiano de Crítica de Artes e daOficina de Qualificação em Crítica, integra o segundo ano do Programa de Incentivo à Crítica de Artes, iniciativa proposta pela renovação e pela qualificação da produção crítica na Bahia. Além da versão impressa, a obra está disponível em arquivo digital no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.
O livro, organizado por Milena Britto, coordenadora de Literatura da FUNCEB, doutora em Literatura Brasileira e Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reúne as 20 críticas em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro premiadas no Concurso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes, promovido em 2011 dentro do mesmo Programa. Além destes, há textos de apresentação assinados pelo secretário estadual de Cultura, Albino Rubim; o diretor das Artes da FUNCEB, Alexandre Molina; e da própria organizadora.
Também são inseridas contribuições de especialistas convidados, proporcionando uma discussão sobre o campo da crítica: Antonio Marcos Pereira, crítico literário, Professor Adjunto no Departamento de Letras Vernáculas da UFBA e membro do Núcleo de Estudos da Crítica, coordenado por Rachel Esteves Lima; ela própria é também outra participante do livro, pesquisadora da crítica e professora de Graduação em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura e do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA; e Carlos Bonfim, doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo e professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, também da UFBA.
Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano foi apresentado ao público quando do encerramento da Oficina de Qualificação em Crítica, com a presença de diversos autores participantes da publicação. Todos os presentes, incluindo os alunos da atividade formativa, receberam um exemplar da obra.
Para início de 2013, estão confirmados outros dois lançamentos da Série Crítica das Artes: o livro Memória de uma Crítica Encantada, organizado por Nadja Magalhães Miranda, que reúne textos do baiano Clodoaldo Lobo, produzidos desde os anos 1980, e a segunda edição, revista e ampliada, do Panorama do Cinema Baiano, de André Setaro, um dos principais críticos de cinema da Bahia, que também já está disponível em versão online no site da FUNCEB.
Sobre o Programa de Incentivo à Crítica de Artes – Lançado pela FUNCEB/SecultBA em 2011, o Programa de Incentivo à Crítica de Artes se volta a esta produção artístico-intelectual, cuja tradição, atividade, empregabilidade e reconhecimento são ainda insuficientemente representativos na Bahia. Inserida na política de democratização do acesso à cultura e estímulo à formação artística dos criadores, técnicos, produtores e pesquisadores da área, a iniciativa objetiva promover a qualificação da crítica baiana e, com isso, contribuir para o desenvolvimento das artes produzidas no estado. Para tanto, foca na consolidação de um ambiente social propício ao acolhimento devido do setor cultural, investindo em ações estruturantes que envolvem formação, produção, criação e difusão do exercício da análise crítica nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro.
No ano passado, o Programa realizou duas ações: o I Seminário Baiano de Crítica de Artes, que reuniu profissionais de grande experiência na área de crítica cultural e crítica específica nas linguagens artísticas – entre eles, José Miguel Wisnik, Antônio Marcos Pereira e Ruy Gardnier. Além do público que participou gratuitamente das atividades, o evento também teve transmissão online em tempo real pelo Portal do IRDEB. Mais de 8.700 visitas de internautas foram registradas, contabilizando um total de 30.589 visualizações de página. A outra realização foi o Concurso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes, que premiou 20 autores de críticas em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, entre 43 concorrentes. O certame distribuiu mais de R$ 40 mil em premiações e os vencedores têm agora seus textos publicados através da Série Crítica das Artes.
Já neste ano, o Programa de Incentivo à Crítica de Artes promoveu o II Seminário Baiano de Crítica de Artes, que reuniu profissionais brasileiros reconhecidos neste campo (Helena Katz, Ivana Bentes, Carlos Calado e Wagner Schwartz, sob mediação de Marcelo Rezende) diante de um público de cerca de 80 pessoas por dia, no Espaço Xisto Bahia, e tendo ainda transmissão ao vivo pelo Portal do IRDEB. Também realizou a Oficina de Qualificação em Crítica, um processo formativo semipresencial com coordenação pedagógica de Luiz Cláudio Cajaíba, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se uniu como ministrante aos professores Cyntia Nogueira, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), e Luiz Fernando Ramos, da Universidade de São Paulo (USP), e também o jornalista e crítico Marcelo Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...