Com
o olhar ainda mais atento as diversidades regionais, o Edital Natura Musical
chega às regiões Norte e Nordeste
Essa iniciativa nasceu a partir do nosso desejo de aprofundar a
nossa relação com as peculiaridades de cada sociedade, que com suas tradições e
costumes, compõe a diversidade brasileira. Entendemos que para dialogar
genuinamente precisávamos estar mais próximos, e foi com esse objetivo que
iniciamos o processo de regionalização, há quatro anos. “Assim conseguimos
amplificar e combinar a nossa essência com os traços culturais de cada região.
A expansão do Natura Musical para regional é um marco no processo
de valorização da exuberância cultural que encontramos no Norte e Nordeste e
ratifica o nosso movimento nessa direção”, afirma Daniel Silveira, Diretor
Regional da Natura nas regiões Norte e Nordeste.
Com
este lançamento ampliamos os editais públicos para um total de cinco e R$ 6
milhões investidos (100% mais que 2011) – com o acréscimo dos estados de Bahia e
Pará e de mais uma versão do Edital Nacional às edições já existentes do
Nacional e Regional Minas Gerais – oferecendo ainda mais oportunidades e
incentivos para os artistas desenvolverem suas iniciativas
culturais.
Embora
todas as ações do Natura Musical conjuguem de um objetivo comum – que é o de
fomentar a musical brasileira - a abertura de cada um desses editais regionais
vai realçar vertentes diferentes. Na Bahia, o Natura Musical pretende fomentar a
cultura plural, explorar novas cenas, revelar o diverso, resgatar as raízes e
reverenciar o consagrado. Tudo isso, em um mercado musical que já tem projeção
nacional, mas que ainda tem muitos territórios pouco difundidos nacionalmente e
até regionalmente.
Já
o estado do Pará é um dos cenários mais efervescentes do momento atual. O local
parece viver hoje o que Pernambuco viveu na década de 90, com novos nomes
surgindo a cada dia, bebendo da música tradicional profunda, reinventando-a e
criando algo muito potente para a música nacional. Apoiar este momento de
expansão da música paraense e suas sonoridades, explorar novas cenas, resgatar
as tradições, em um mercado musical que começa a ganhar projeção nacional, é o
objetivo do programa.
“Já
começamos a nos aproximar dessas cenas locais. Em 2011, patrocinamos, por meio
de seleção direta, dois projetos na Bahia e agora em 2012, fizemos o mesmo
movimento, via seleção direta, selecionando mais dois projetos no Pará”,
completa Silveira.
Há
sete anos lançamos um programa nacional de incentivo e valorização à cultura
brasileira, com o objetivo de fomentar a música do país e oferecer mais
oportunidades não apenas a artistas reconhecidos do grande público, mas também a
nomes de excelência artística ainda não revelada. “Para levar adiante essa
proposta, os editais públicos exercem uma função importante na democratização do
acesso aos recursos incentivados”, conta Karen Cavalcanti , gerente de
marketing institucional da Natura.
A
premissa para todos os projetos que são escolhidos pela Natura é a adequação ao
conceito do Natura Musical: projetos que combinem a diversidade dos ritmos
brasileiros com os conceitos sonoros universais, que valorizem uma música que
tenha origem na essência da nossa brasilidade. Como critérios adotamos a
Relevância cultural, Excelência artística, o Potencial de visibilidade e
Mobilização de público; a Inovação, Acessibilidade; Abrangência Geográfica,
Viabilidade e o Custo Benefício.
A
realização dos editais na Bahia, por meio da lei de incentivo Faz Cultura! e no
Pará pela Lei de incentivo Semear e representa um olhar ampliado para a cultura
brasileira como uma grande miscigenação. Ambos os Estados são mercados onde a
cultura de música já está estabelecida e que usam as leis de incentivo com
sucesso. Esse investimento reforça o movimento do programa de estar cada vez
mais próximo de regiões em que a cena musical tem ganhado maior relevância, a
exemplo da história que o
Natura Musical vem construindo em Minas Gerais desde
2005.
Este
também é um passo muito importante para o Natura Musical que sempre acreditou na
descentralização dos investimentos no eixo Rio-São Paulo. “Isso vai ajudar o
programa a chegar em projetos que antes não atingia, democratizando sua atuação,
e criando uma rede mais extensa de fomento à música brasileira”, afirma
Karen
Cavalcanti , gerente de marketing institucional da
Natura.
Entre
os projetos regionais já selecionados estão:
•
Mariene de Castro – Realização de shows da sambista baiana, com o
repertório do DVD Santo de Casa. Reconhecida pela crítica como uma das
principais cantoras-intérpretes da atualidade, seu projeto se propõe a realizar
uma autêntica festa popular baiana, com a participação de grupos populares – os
santos de casa - e convidados de renome nacional, como Beth Carvalho. Foram
realizados quatro shows no Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador, entre
janeiro e março de 2012.
•
Marcia
Castro – Gravação do 2º disco solo da cantora, que transita
pelo universo da música brasileira contemporânea por meio da fusão de suas
experiências musicais. No repertório, 12 faixas – inéditas e releituras - de
compositores nacionais, como Tom Zé, Rita Lee, Otto, Gonzaguinha,
Moraes
Moreira , Cartola e Gilberto Gil. O projeto
contemplou,
além da gravação do CD, um show de lançamento no Teatro Castro Alves, em Salvador, dia
16 de março.
•
Luê – Com apenas 22 anos de idade, a cantora e instrumentista - um dos
nomes mais promissores da efervescente cena paraense - vem atraindo olhares por
onde passa. Ela é filha de Júnio Soares, fundador do Arraial da Pavulagem, um
dos projetos tracionais mais estabelecidos do estado. Luê mistura carimbos e
cocos a outros ritmos, sem esquecer a influência erudita. O projeto selecionado
contempla a gravação de seu primeiro CD, contendo dez faixas, a elaboração de um
hotsite e um show de lançamento em Belém.
•
Lia Sophia – Parte da cena contemporânea da MPB no Pará. Considerada uma
das grandes especialistas em música romântica regional, também mistura sua
influência de MPB com canções associadas à cultura brega paraense. O projeto
contempla a gravação do seu 4º CD e show de lançamento em Belém.
Diversidade
Cultural baiana e o
Natura Musical
A
região Nordeste, especialmente a Bahia, sempre esteve presente nos projetos
selecionados pelo programa. Para
a Natura , o
apoio fomenta e reforça ainda mais o compromisso da empresa com a cultura
brasileira. Em seis anos, o estado recebeu grandes turnês nacionais como Lenine
(2009), Arnaldo Antunes (2009), Céu (2009) e Vanessa da Mata (2010). Em 2009,
o Natura Musical
patrocinou o I Festival Internacional da Sanfona, realizado em Juazeiro.
Em
2010, Gilberto Gil lançou, com patrocínio do programa, o CD Fé na Festa e
Carlinhos Brown gravou os CDs ‘Adobró’ e ‘Diminuto’. Recentemente, o cantor e
compositor baiano gravou em Salvador, no Teatro Castro Alves, o DVD “Romântico
Ambiente”. Além disso, o
Natura Musical apoia, desde 2010, o Sarau du Brown, um dos
principais eventos do verão baiano, comando por Carlinhos Brown. O programa
presenteia o público com participação de artistas Natura Musical. Já estiveram
presentes: Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Aline Calixto, o rapper Flávio Renegado,
entre outros.
A
trajetória do Natura Musical no estado se solidificou esse ano com a abertura da
turnê da cantora Roberta Sá, dos ensaios de Mariene de Castro e do lançamento do
CD de Márcia Castro, além da participação dos artistas no Sarau du Brown.
Sobre
o Natura
Musical
É
o Programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música, que atua
por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar
projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das
Leis Rouanet ou do Audiovisual; a Seleção Direta, que contempla propostas
adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a
obrigatoriedade das leis de incentivo; as Turnês Nacionais de artistas
reconhecidos do grande público e da crítica especializada e os Festivais.
Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e
processos da música brasileira patrocinando mais de 170 projetos em todas as
edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 17 estados das cinco
regiões do Brasil foram contemplados e mais de 600 mil pessoas beneficiadas.
Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa
no Facebook, Twitter e Youtube.
Sobre
a
Natura
O
desenvolvimento sustentável orienta a maneira da empresa fazer negócios desde
sua fundação em 1969.
A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda
direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,421 milhão de
consultoras, sendo 1,175 milhão no Brasil e cerca de 246 mil no exterior, que
disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.
Para
a Natura ,
inovação é um dos pilares para o alcance deste desenvolvimento sustentável. No
ano passado, destinou R$ 146,6 milhões e lançou 164 itens, atingindo um índice
de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos
2 anos, de 64,8%.
Informações
à imprensa
Via
Press Comunicação
Juliana
Carvalho – Juliana@viapress.com.br / 71 –
3505-0005 / 9958-0088 / 9283-7719
Luis
Fernando Lisboa – Luis@viapress.com.br / 71 – 3505-0007 /
8179-3785
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