domingo, 2 de abril de 2017

Cidade de Rodelas recebe o Projeto "na mala do Poeta" de braços abertos

No último dia 31 de março, na cidade de Rodelas, aconteceu mais uma edição do projeto "Oficinas e Recital - Na mala do poeta tem poesia de todo jeito". Essa edição fechou o ciclo das três cidades envolvidas nesse projeto, que antes passou por Paulo Afonso e Glória.

O projeto é uma realização da Clarear Produções, com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e do Centro de Culturas Populares e Identitárias, através do Edital "Culturas Populares" do Fundo de Cultura da Bahia. Esse projeto, na cidade de Rodelas, contou também com o apoio da Prefeitura Municipal, na figura do prefeito Geraldinho, e da Secretaria de Cultura e Educação, através da articulação da secretária Elisabete (Betinha) e toda a sua equipe, e essa parceria foi crucial para o êxito desse projeto. O agradecimento se estende ao vereador Edmar (Bereu), que também fez uma mobilização e articulação essencial para que o projeto acontecesse.

Uma das ações desse projeto foi percorrer pelo Centro de Educação João Justiniano da Fonseca com oficinas de Cordel e Xilogravura para alunos, que puderam aprender um pouco sobre o história do cordel, da técnica de talhar a madeira e fazer uma espécie de carimbo, com os artistas e arte-educadores Romildo Alves e Luiz Natividad, e também puderam construir um poema coletivo, que comporá a coletânea de poesias que será publicada como resultado dessa ação. Também puderam construir gravuras com uma técnica muito fácil, utilizando e reutilizando materiais que poderiam ser descartados, como isopor, latas de refrigerante, entre outros, envolvendo os alunos nas oficinas. A receptividade dessa Escola, da diretora e de toda sua equipe foi excepcional.

 Alunos do Centro Educacional João Justiniano com os Oficineiros de Cordel e Xilogravura

Como culminância, o projeto contou também com a segunda etapa, que foi o Recital de poesia, "Na mala do poeta tem poesia de todo jeito", uma ação que já completa dez anos e já promoveu 21 edições, em que já passaram pelo projeto artistas consagrados, como Maciel Melo, Flávio Leandro, Os Nonatos, Jessier Quirino, entre outros. Nas duas edições anteriores, na cidade de Paulo Afonso, se apresentaram o grupo Em Canto e Poesia, de Pernambuco e Bia Leite, na cidade de Glória, quem abrilhantou o evento foram o consagrado músico e poeta Maviael Melo, Ednardo Dali e Igor Gnomo Group. Na cidade de Rodelas, abrilhantando o evento, e alternando entre poesia e música, se apresentaram o poeta Chico Pedrosa, uma sumidade na poesia e o Trio Zé Madruga, com um forrozinho pé-de-serra bem aconchegante, além de stands com livros de autores e exposições de arte.
Rubinho Lima, da SECUT-BA, o poeta Chico Pedrosa e o poeta Jotalunas, um dos idealizadores 
do projeto "Na mala do poeta" e ao fundo, no palco, o Trio Zé Madruga.

O público dançou, riu, curtiu e se emocionou com os "causos" do poeta Chico Pedrosa e com o forró aconchegando do trio Zé Madruga. Com uma diversidade, entre crianças, adultos, jovens da terceira idade, que curtiram bastante essa grande movimentação cultural, fechando com chave de ouro esse ciclo das três edições do projeto apoiadas pelo Fundo de Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...