Informativo da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura - Sudecult | Secretaria de Cultura da Bahia - SeculBA | Edição 01 - De 18.05.2016
SecultBA prepara programa de apoio ao
desenvolvimento cultural dos municípios
Superintendente Sandro Magalhães coordena Grupo de Trabalho
A Secretaria de Cultura da Bahia – SecultBA - trabalha na elaboração do Programa Municípios Culturais, voltado para o apoio ao desenvolvimento cultural dos municípios baianos. O programa tem base legal na Lei 12365/2011 (Lei Orgânica da Cultura) e sua formulação é construída por um grupo de trabalho, previsto pela portaria 038 de 30 de março de 2016.
O objetivo do programa, entre outros, é orientar e estabelecer as condições necessárias ao desenvolvimento do Sistema Estadual de Cultura da Bahia – SEC, através da coordenação conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência municipal.
Desburocratização e participação social na Política Nacional de Cultura Viva
Foi publicada, nesta quinta-feira, dia 12, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa n° 8 do Ministério da Cultura, que regula procedimentos da Lei 13.018, que instituiu a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O documento – que foi apresentado pelo ministro Juca Ferreira, no dia 6, no lançamento da TEIA Nacional 2016, em Salvador (BA), – traz avanços institucionais, como a definição de instâncias de participação popular, e medidas que atendem a demandas históricas dos Pontos de Cultura em relação ao passivo de prestação de contas.
Teia 2016 será a primeira após sanção e regulamentação da Lei Cultura Viva
Centenas de pessoas, entre gestores municipais e estaduais de redes de Pontos de Cultura e fazedores de cultura, se reuniram na noite dessa sexta-feira (6) no Teatro Vila Velha, em Salvador (BA), para o lançamento oficial da Teia 2016, Encontro Nacional de Pontos de Cultura. A sexta edição do evento será realizada entre os dias 6 e 12 de novembro, também na capital baiana. O evento se dará por meio de uma parceria do Ministério da Cultura (MinC) com a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia e a Fundação Pedro Calmon.
SecultBA abre inscrições para quatro Colegiados de Gestão Participativa
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), realiza a Roda de Conversa “Gestão e Participação Social nas Políticas Públicas” em quatro espaços culturais nos seguintes dias: Casa de Cultura de Mutuípe (17/05); Centro de Cultura ACM, em Jequié (18.05); Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana (24.05); Teatro Dona Canô, em Santo Amaro (25.05). O encontro acontece sempre às 19h e tem como objetivo dá continuidade a implantação de Colegiados de Gestão Participativa nos espaços culturais da SecultBA.
Playgrude leva seu show pop infantil para três cidades baianas
O projeto Playgrude, um show para crianças de todas as idades! segue até junho com apresentações em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana. À frente dos eventos estão as cantoras e compositoras Marcela Bellas e Tais Nader, dois dos principais nomes da nova geração da música baiana, e o compositor Helson Hart, ganhador por diversas vezes do Troféu Caymmi. A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz). Os ingressos a preços populares.
Sistema Municipal de Cultura é instituído em Lajedinho
A Câmara Municipal de Vereadores de Lajedinho, Território Piemonte do Paraguaçu, aprovou a Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura. Um grande avanço para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas culturais do município. Lajedinho é o sexto município do território a implantar seu Sistema de Cultura, e a iniciativa contou com a assessoria da Representante Territorial, Neilde Cardoso. Os próximos passos são a implementação do SMC, a formação do Conselho, o funcionamento do Fundo, e elaboração do Plano Municipal de Cultura.
SecultBA e IPAC realizam I° Jornada Patrimonial com Representantes Territoriais de Cultura
A Jornada Patrimonial foi uma iniciativa importante para a formação dos Representantes Territoriais de Cultura da Bahia, que durante quatro dias contaram com palestras, cursos, visitas guiadas aos monumentos históricos da cidade, e apreciação da cultura local, por intermédio de apresentação das manifestações culturais da região. O evento contou com a presença do Secretário de Cultura da cidade, André Reis; dos Dirigentes do IPAC; Sudecult e representantes do município.
Secretaria de Cultura da Bahia
Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT)
Responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas relacionadas com a Territorialização da Cultura. Suas ações e projetos são realizados de forma participativa, articulada e transparente, em parceria com as instituições públicas, privadas e sociedade civil, para benefício da comunidade, respeitando a diversidade dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro
CEP 40.020-010 - Salvador - Bahia
sudecult@cultura.ba.gov.br | 71 - 3103-3413
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...