sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

2º Conferência Territorial de ATER do Território Itaparica BA/PE acontece em Paulo Afonso


2ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária -Território Itaparica BA/PE


Nos dias 17 e 18 de dezembro do ano corrente acontece, no auditório do Hotel Belvedere, na cidade de Paulo Afonso, a 2ª Conferência Territorial de ATER do Território Itaparica, que contou com a participação massiva de representantes das cidades que correspondem ao território Itaparica BA/PE. Com a proposição de ter no máximo 80 delegados oriundos das reuniões municipais de ATER dos municípios do Território Itaparica/BA e 35 oriundos do Território Itaparica/PE, além de participantes convidados e interessados no tema, o evento contou com mais de 100 participantes inscritos, o que representa uma participação bastante expressiva e significativa.



O evento foi aberto, no dia 17, com a cantoria de viola do poeta e repentista Rafael Neto, que cantou e encantou os participantes. Na sequência, tivemos as falas dos integrantes da mesa de abertura, composta por personalidades que representaram instituições como a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, UNIVASF, ONG AGENDHA, SDR, CAR, SEBRAE/BA, SECULT/BA, através do Representante Territorial de Cultura do Território Itaparica, Rubervânio Lima além de representante dos povos e comunidades tradicionais. Na figura de Valda Aroucha, representando o COLEGIADO TERRITORIAL do território Itaparica BA/PE, e do Assistente territorial Cláudio Ademar, as discussões foram iniciadas. O diretor da BAHIATER, Jazon Júnior fez uma fala bastante pontual cujo tema foi "II Conferência Territorial de ATER e o novo cenário da ATER na Bahia", trazendo uma reflexão dos novos desafios desse campo.


A Conferência tem como objetivo gerar proposições para elaboração de estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores/as familiares. Com o tema ATER, Agroecologia e alimentos saudáveis, a 2a. CTATER busca também abordar o papel da ATER como fomentadora e, consequentemente, da melhoria na qualidade da transição agroecológica dos alimentos consumidos no pais. (Documento de Referencia da Conferencia Nacional).
Participam agricultores e agricultoras, Instituições de ATER e afins, Diretor de Assistência e Extensão Rural da Bahiater/SDR/Governo do Estado da Bahia, Ailton Alcântara, coordenador técnico e membro da COE, Delegado do MDA em Pernambuco, Deméritos Fiorante, Pró Reitora da UNIVASF, Lucia Marise, Secretários Municipais, estudantes, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e demais cidadãos e cidadãs interessados numa vida melhor no campo e na cidade.



Outros objetivos desse evento são a criação, através das discussões nos eixos de debate, de ações e encaminhamentos para a Conferência Estadual e a aprovação da minuta de regimento da conferência. Dentro dos temas abordados, também se trabalharam a política de ATER voltada para ATER para Mulheres, ATER para a Juventude e ATER para as Comunidade e Povos Tradicionais.


O segundo dia do evento foi bastante produtivo, tendo como atividades a sistematização das ações propostas para cada um dos 3 eixos e seus sub-eixos norteadores, em que os participantes decidiram em aprovações e ajustes dessas propostas que serão levadas para a Conferência Estadual. Além disso, houve também, como parte da programação, a eleição de delegados que representarão o Território Itaparica nas outras conferências.






Fotos: Acervo da AGENDHA

Rubervânio Lima
Especialista em Gestão Cultural
Representante Territorial de Cultura - Terr. Itaparica (SECULT/BA)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...