quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Artistas e produtores de Paulo Afonso se reúnem para criação do Comitê de Cultura


No dia 29 de outubro, no auditório do SEBRAE Paulo Afonso, um grupo expressivo de artistas e produtores da cidade de Paulo Afonso-BA se reuniu, com a mediação do representante da SECULT/BA, Rubervânio Lima e da Técnica do SEBRAE, Nadja Monteiro, para definição de algumas ações que objetivam a busca pela união e pelo fortalecimento da classe de artistas e fazedores de cultura do município.

A partir de um diálogo construtivo, surgiram algumas sugestões de ações, entre elas, a necessidade de criação do Comitê de Cultura, ferramenta que se consolidará com grande importância para a cultura e valorização dos profissionais desse campo. Além disso, surgiram também sugestões de que esse Comitê busque acompanhar e adiantar  o processo de construção e consolidação do Sistema Municipal de Cultura, pressionando o Poder Público à dar segmento à essa instância que trará muitos benefícios para o município, como por exemplo a criação do Conselho de Cultura, do Plano de Cultura e do Fundo de Cultura.

No encontro veio a tona também a ideia de buscar formalizar, através de documento de criação de projeto de lei que garanta a valorização dos artistas da terra nos eventos calendarizados do município, como por exemplo a instituição de uma porcentagem de contratações artísticas. Essa iniciativa garantirá a participação dos nossos artistas nos eventos e fortalecerá ainda mais esse cenário, que como temos visto, tem se promovido e buscado realizar ações culturais, muitas vezes com determinação dos próprios produtores, com seus próprios recursos.

O Comitê de Cultura pretende dar esse subsídio coletivo e servirá para garantir o empoderamento e possibilitar aos grupo de artistas poder dialogar com o Poder Público e empresas da região para que voltem o olhar para a produção e promoção cultural.


3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Vamos fortalecer o cenário cultural da nossa cidade!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, O SEBRAE, Nadja, Rubinho e demais artistas! Um pena que uma cidade como Paulo Afonso não tem políticas claras de cultura e turismo. E se as tem, onde estão sendo acionadas?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa, O SEBRAE, Nadja, Rubinho e demais artistas! Um pena que uma cidade como Paulo Afonso não tem políticas claras de cultura e turismo. E se as tem, onde estão sendo acionadas?

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...