Glorienses recebem aulas gratuitas de artesanato com couro de tilápia
O município de Glória é o maior produtor de tilápia da Bahia e muitas famílias vivem e se sustentam do trabalha com a mão de obra nas pisciculturas trazendo o sustento pra todas elas, e foi pensando justamente na tilápia, que hoje, a Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Glória, através da coordenação de cultura e do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, em parceria com o Projeto Ecotilápia que foi contemplado no Edital Territórios Culturais da Secretaria de Cultura da Bahia – SECULT-BA, está proporcionando o curso de artesanato com o couro da tilápia para pessoas vinculadas e cadastradas nos Programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, além de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos que irão ser multiplicadoras no CRAS.
O secretário municipal de governo, Nivaldo Lopes, fez a abertura do curso e falou da importância e ver se realizar a capacitação – “É motivo de muita satisfação para o governo da prefeita Ena Vilma Negromonte, ver glorienses capacitados para esse tipo de arte, uma vez que aptos, os mesmos poderão comercializar esses produtos e levar mais uma renda para suas casas. A tilápia já faz parte do cardápio das mesas dos municípes, bem como dos nossos bares e restaurantes, e é muito importante ter o couro desse pescado em mais um seguimento da nossa cidade”.
O Curso será concluído em 4 aulas, totalizando 40 horas e será finalizado com a segunda edição da Feira de Ecotilápia que tem como objetivo expor a produção feita durante esse processo, bem como peças de outros seguimentos por artesãs locais. O evento terá também apresentações culturais e Show com a Banda Dona Florinda, no Balneário Canto das Águas, no dia 29.03.
Ao todo 30 pessoas estão inscritas no curso e passarão por vários estágios até ser finalizado. “O curso deixará todos aptos a confeccionarem as peças para a comercialização. O primeiro passo é curtimento do couro que passa por sete etapas, depois disso vem o processo de amaciamento e a produção das mesmas”. Afirmou a professora e artesã, Maria Regina Soares.
Estiveram presentes, durante o primeiro dia do curso, o coordenador de cultura do município, Tássio Castor; a equipe do CRAS com a coordenadora, Maria São Pedro Bras e o representante teritorial de cultura da SECULT-BA, Rubervânio Lima.
Por: Denise Cordeiro
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Glória-Ba
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Glória-Ba
Portal Ozildo Alves
FONTE: http://www.ozildoalves.com.br/internas/read/?id=23226
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...