Paulo Afonso recebe Salões de Artes Visuais da Bahia 2014
Segunda exposição da edição deste ano reúne 24 trabalhos no Centro de Cultura Raso da Catarina
Após a abertura da primeira exposição da edição 2014, na Cidade do Saber, em Camaçari, o município de Paulo Afonso, no norte da Bahia, recebe mostra dos Salões de Artes Visuais da Bahia, projeto consolidado como uma das principais ações de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado, com realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). A exposição reúne 24 obras de diferentes artistas, selecionados através de edital público, dentre 369 inscritos. A abertura ocorrerá no dia 12 de setembro, sexta-feira, às 19 horas, no Centro de Cultura Raso da Catarina, onde a visitação permanece até 26 de outubro, das 9 às 18 horas, com entrada franca.
Nesta etapa, participam artistas de Salvador, Amargosa, Cícero Dantas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas e Sobradinho, que apresentam trabalhos em diversos estilos e gêneros, com temática livre. Na noite de abertura, uma comissão de premiação escolherá três obras entre as expostas, que receberão prêmios de R$ 7 mil cada. Haverá também os prêmios simbólicos: as menções especiais, indicadas pela comissão, e o Prêmio do Público, escolhido através do voto dos visitantes, ao final do período de exposição.
Desde 2012, os Salões de Artes Visuais da Bahia vêm ocupando espaços culturais não-vinculados ao governo estadual, findando a restrição de sua circulação apenas em municípios que possuem centros geridos pela SecultBA. Em função disto, Camaçari e Paulo Afonso tiveram a possibilidade de participação no projeto de forma inédita por conta desta abertura.
Novas vias de difusão das Artes Visuais – Fortalecendo a divulgação dos trabalhos destacados, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) abrigará uma edição especial dos Salões, prevista para dezembro de 2014, com as obras premiadas e as menções especiais dos anos de 2013 e de 2014, numa parceria entre a FUNCEB e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Para completar, todas as obras selecionadas nestes dois anos vão estar nas páginas do Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação. Também pela primeira vez, o Catálogo, que tem três edições já lançadas (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012 – além de versões impressas, disponíveis para download no site da FUNCEB), vai apresentar não apenas as obras premiadas, mas todo o conjunto de obras expostas, ampliando sua perspectiva de difusão do cenário das artes visuais baianas, com novas estratégias de distribuição local e nacional.
ARTISTAS E OBRAS PARTICIPANTES DOS SALÕES DE ARTES VISUAIS DE PAULO AFONSO:
Adriano Machado, “Correria” (fotografia); Alex Oliveira, “Cartografia dos afetos” (intervenção urbana); Artur Rios, “Natureza Morta” e“Escoamento I” (pintura); Bernardo Oliveira, “O Habitar” (videoarte); Binha, “Transposição” (instalação); Candice Machado, “O que ficou da cabeceira do meu pai” (assemblage); Carla de Carvalho, “Cordados e a Bilateralidade” (instalação); Clarice Machado, “Subversão dos sentidos” (fotografia); Cleriton Alves (Coletivo Dois em Casa), “Abandono – A Ilha do Fogo” (fotografia); Cristina Damasceno,“Melancolia” (assemblage); Fabio Abu-chacra, “Ocupando para Não Desocupar” (fotografia); Félix Caetanno, sem título (tapeçaria);Fernando Gomes, “Peleja” (fotografia); José Arcanjo, “Vitória” (instalação); Juca Lordelo, “Carta ao Desconhecido 84” (objeto); Lais Guedes, “Instruções para germinar uma pessoa” (desenho); Marco Antonio, “Doce Escultura” (escultura); Marluce Brito, sem título(instalação); Mayra Lins, “Hidráulica 02” (instalação); Mônica Flávia, “Memória” (fotografia); Nilson Moura, “Dinamicamente Sublime”(fotografia); Olímpio Pinheiro, “Releitura de Hendrickje banhando-se num riacho, de Rembrandt” (acrílico sobre tela/pintura); Ramon Rá,“Condomínio Capital” (objeto); Tarcisio Almeida e Suzy Okamoto, “Buracos negros não têm cabelo” (instalação).
Salões de Artes Visuais da Bahia 2014 – Etapa Paulo Afonso
Abertura: 12 de setembro (sexta), 19 horas
Visitação: 13 de setembro a 26 de outubro, das 9 às 18 horas
Onde: Centro de Cultura Raso da Catarina
Quanto: Grátis
Informações: 71 3324-8519 / saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov.br
Apoio: Prefeitura de Paulo Afonso
Informações: 71 3324-8519 / saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov.br
Apoio: Prefeitura de Paulo Afonso
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...