SecultBA avança no desenvolvimento da Economia Criativa na Bahia
Publicação: 26/08/13 | 10H08 - Última Atualização: 26/08/13 | 10H08
Plano Bahia Criativa, que será lançado em dezembro, vai apresentar diretrizes, metas e fontes de recursos para ações voltadas às linhas de atuação da economia criativa no estado
Desde os anos 2000, o setor da Economia Criativa vem ganhando destaque nas agendas nacional e internacional em decorrência da ideia de que o desenvolvimento econômico pleno perpassa também pela cultura e por outros setores que vem ganhando espaço, e cujos valores financeiros são dados pelo que esse bem ou serviço representa. Acompanhando essa tendência, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) criou em 2007 a Diretoria de Economia da Cultura, ligada a Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), com o objetivo de planejar e promover ações de fomento aos segmentos da economia criativa, tido como grande motor do desenvolvimento no século XXI. E, em dezembro deste ano, apresentao Plano Bahia Criativa, que irá nortear ações para o setor. Além disso, por meio do edital específico do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), seleciona iniciativas empreendedoras e inovadoras da sociedade civil atuante nos segmentos criativos, que contribuam para desenvolvimento da economia criativa.
Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, o setor já é responsável por 10 % do PIB mundial. Na América Latina, o Brasil é o grande destaque, pela força do mercado interno e a riqueza e a diversidade da cultura, como manifestações com reconhecimento internacional, como o carnaval, samba e novelas. ”Este é um setor transversal e que trata de processos que envolvem criação, gestão, produção e distribuição de produtos e serviços, que usam a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos, e que, por isso, precisam ser apoiados como qualquer outro setor da economia”, explica a diretora de Economia da Cultura, Carmen Lima, que assume a pasta desde fevereiro deste ano. Ela esclarece ainda que o trabalho da Secretaria de Cultura nesse campo acontece em três linhas: Planejamento; Estudos, Pesquisas e Indicadores; e Modelos de Ação.
Plano Bahia Criativa vai nortear ações para o setor
No que se refere a “Planejamento”, a SecultBA está a pleno vapor, com a elaboração do Plano Bahia Criativa que será lançado em dezembro. “O plano é um documento referência no Estado e está sendo elaborado por seis comissões temáticas e um comitê técnico, que estão trabalhando para apresentar diretrizes, metas e fontes de recursos para ações voltadas para linhas de atuação da economia criativa”, explica a diretora Carmen Lima. O documentoestabelece seis linhas de atuação: Ações estruturantes, Territórios Culturais, Promoção, Fomento Especializado, Formação e qualificação e Informação e Reflexão. Além disso, dois encontros já foram realizados pelos Colegiados Setoriais de Moda e de Design, que compõem a área de Serviços Criativos. Estes são instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelos órgãos governamentais, que tem o objetivo de orientar e respaldar decisões políticas voltadas aos setores. Cada Colegiado é composto por pessoas atuantes na região ou no segmento ou tema relacionado, eleitas para um mandato de dois anos. A Bahia se destaca e é o primeiro estado brasileiro a iniciar a formação dos Colegiados Setoriais de Cultura.
Outra linha de atuação trabalhada na SecultBA através da diretoria de Economia da Cultura é a de “Estudos, Pesquisas e Indicadores” que busca pensar o setor, analisar casos e levantar indicadores. Para isso, por exemplo, a secretaria, junto com a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e a Secretaria de Turismo esta elaborando um estudo sobre os efeitos econômicos da festa de São João 2013. Além disso, a SecultBA elabora o caderno “Infocultura” (http://www.cultura.ba.gov.br/infocultura/), que está na 6ª edição, no qual foram publicados os resultados das pesquisas realizadas pela diretoria, como por exemplo, a análise sobre oCarnaval 2010 – Comportamento dos Residentes de Salvador na Festa e suas Práticas Culturais e a sobre a Economia do Audiovisual na Bahia e no Brasil: estudos e reflexões.
Qualicultura
Já como fruto da linha de atuação “Modelos de Ação” é realizado o “Qualicultura”, um programa de assessoria técnica, com o objetivo de promover a qualificação dos agentes e organizações dos diferentes elos da cadeia produtiva da cultura do Estado. “Em 2012,capacitamos 1710 profissionais, e este ano queremos chegar aos 2000. Também vamos realizar a ‘Criativa Birô’, que é um espaço dedicado ao atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, por meio da oferta de informação, capacitação, consultorias e assessorias técnicas, entre outros serviços voltados para a qualificação da gestão de projetos, produtos e negócios de micro e pequenos empreendimentos criativos. Este está em processo de elaboração dos termos de referência para licitação e outras definições”, explica a diretora. O “Qualicultura” é uma parceira entre o SecultBA e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e a “Criativa Birô”, entre a SecultBA e o Ministério da Cultura.
Carmem explica ainda que a diretoria está buscando retomar, junto com o Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), o Microcrédito Bahia Cultural, que oferece crédito para pequenos produtores na área de cultura. Outra forma de ter acesso aos recursos é a submissão de projetos no Edital de Economia Criativa, cujo objetivo é fomentar iniciativas destacadas que contribuam para o desenvolvimento da dimensão econômica da cultura nas suas diferentes etapas dos ciclos de criação, produção, circulação, distribuição, consumo e/ou fruição de bens e serviços criativos. “Estamos acompanhando os projetos que já foram contemplados para entender melhor as suas dinâmicas e aprimorar os próximos editais. A 3ª edição do edital sairá em breve”, completa a diretora.
Edital ÁITY CRIATIVA – A diretora de Economia da Cultura, Carmen Lima, estará presente na comissão de seleção de projetos do edital ÁITY CRIATIVA, uma iniciativa da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), que tem apoio da SecultBA. Até o dia 18 de setembro, as empresas que desenvolvem produtos ou serviços nas áreas de conteúdo digital (softwares, aplicativos, games e multimídia), audiovisual (cinema, vídeo e animação), design, fotografia e música, que façam uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação podem inscrever projetos no edital. As empresas serão selecionadas para a Incubadora Aíty Criativa e receberão suporte e orientações para planejamento estratégico, marketing e assessorias jurídica e financeira, além de terem acesso a uma infraestrutura de ponta para desenvolver suas atividades. Com isso, criam-se condições para que empreendedores criativos estejam preparados para enfrentar o mercado e que as ideias inovadoras virem em negócios de sucesso. Esta é uma ação pioneira no estado e vai atender uma forte demanda do setor. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.secti.ba.gov.br.
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