sábado, 3 de agosto de 2013

Curso de Qualificação em Teatro (Paulo Afonso)





O Centro de Formação em Artes da FUNCEB através do Programa de Qualificação em Artes - 2013, realizará na cidade de Paulo Afonso para atender todo o Território Itaparica, um curso de Qualificação em Artes na área de Teatro. Tem como objetivo atender a demanda da classe artística do interior do Estado para qualificação e atualização dos artistas e profissionais que atuam nos grupos dos territórios. Os cursos se inserem na modalidade da Educação Profissional Técnica proposta pelo Ministério da Educação como Formação Inicial e Continuada do Trabalhador prevista no art. 39 da Lei Federal N° 9.394/96, normatizada pelo Decreto 5.154/04, resolução CNE/CEB nº 1/2004.


Em sintonia com o Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação, o Centro de Formação em Artes da FUNCEB marca o seu compromisso com a Educação Profissional, promovendo a transição entre a escola e o mundo do trabalho. De acordo com os Referenciais Curriculares para a Educação Profissional de Nível Técnico - Artes, “o mundo do trabalho do artista está se voltando para aqueles que são cultos, curiosos e empreendedores, o que impõe uma aprendizagem integrada e uma diversificação de visões artísticas” (BRASIL, 2000, p. 7). Tal proposição colabora com o objetivo do Centro de capacitar jovens e artistas com conhecimentos e habilidades gerais e específicas nas linguagens artísticas, visando à formação de profissionais aptos a exercerem atividades eculiares ao trabalho com as linguagens das artes.

A FUNCEB, juntamente com Centro de Formação em Artes, vem ampliando as possibilidades de ação para garantir o acesso democrático da comunidade ao fazer artístico-educativo, direcionado à qualificação de artistas, grupos independentes e produtores culturais, na perspectiva da revisão dos conhecimentos, a partir de parâmetros contemporâneos.

Os cursos de Qualificação Profissional, baseados numa visão interdisciplinar, gerada a partir de mudanças de paradigmas adotados pelos campos da educação e da arte, contribuem de maneira intrínseca na formação diferenciada de jovens e artistas competentes artisticamente e críticos como cidadãos, com maior possibilidade de participação social e cultural, e inserção no mundo do trabalho e geração de renda. Ao lado disso, podemos afirmar com base no acompanhamento de experiências realizadas e resultados apresentados nesses últimos anos, no campo educacional, que a arte, cada vez mais, tem demonstrado a sua eficácia e prontidão, em processos de ensino-aprendizagem na construção de identidades, como facilitadora no campo da socialização, na formação da cidadania e em especial na oferta de novas alternativas no campo do trabalho e da geração de renda inseridos no fazer artístico e criativo.

A carga horária total de 60 horas/aulas, dividida em 04 módulos de 15 horas/aulas, durante sextas, sábados e domingos, preferencialmente sendo às sextas a partir das 16h, sábados nos 2 turnos (manhã e tarde) e domingos até 13h.

As inscrições para os cursos de qualificação em artes terão inscrições de 15 a 20 de agosto.

Os critérios para participação serão os seguintes:
a. Ser maior de 16 anos;
b. Apresentar currículo e/ou relatos que demonstre experiência profissional ou amadora em linguagens artísticas há pelo menos 2 anos.

A identificação dos participantes de cada curso será confirmada pelo instrutor da área no primeiro dia do módulo 1, quando haverá uma análise do perfil dos inscritos de acordo com os critérios pré-estabelecidos para participação nos cursos.
Cada turma deverá ser composta em média por 25 alunos.


Em Paulo Afonso o curso será realizado no Auditório do SINERGIA localizado na Rua Floriano Peixoto, nº 986 - Centro.


As datas previstas para a sua realização serão as seguintes:

Agosto - 16 a 18
Setembro - 13 a 15 e 27 a 29
Outubro - 18 a 20


Informações:
Andréia Carmo
deacarmo@gmail.com
(75) 9139 - 3275 [tim]
(75) 8861 - 9688 [oi]
(75) 9934 - 6533 [vivo]




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...