sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Abertas inscrições para o Bahia Music Export 2013


Abertas inscrições para o Bahia Music Export 2013
Artistas devem enviar faixas musicais até 10 de agosto para concorrer à participação no projeto que visa à internacionalização da música do estado

Bandas e músicos baianos têm até o dia 10 de agosto para inscrever suas músicas no projeto Bahia Music Export, que integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). A chamada visa à seleção de faixas musicais produzidas na Bahia e/ou por artistas do estado a serem integradas em duas coletâneas: uma aberta a todos os gêneros musicais e outra voltada ao universo da bass culture. Nomes como Samba Chula de São Braz, BaianaSystem, Os Nelsons e Lucas Santtana são alguns dos que colherem bons frutos participando do projeto.

Assim como os três álbuns já lançados pela iniciativa (2010, 2011 e 2012), o lançamento e distribuição inicial das novas coletâneas serão realizados na WOMEX – World Music Expo, uma das mais relevantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional. O evento, em sua edição 2013, ocorrerá em outubro na cidade de Cardiff, na Inglaterra. Assim, o disco chegará a produtores, radialistas, jornalistas, empresários, selos, programadores de festivais internacionais e demais agentes do mercado mundial, com fins exclusivos de promoção internacional, apresentando-lhes um panorama do cenário musical baiano contemporâneo. Posteriormente, outras feiras e plataformas internacionais também receberão o material.

A banda OQuadro, que saiu de terras baianas, especificamente de Ilhéus, e desponta no cenário internacional, integrou a coletânea em 2012 e balançou o público da Inglaterra com seu hip hop na última edição do Bass Culture Class. Para Ricô, baixista e produtor do grupo, "a participação no Bahia Music Export foi muito proveitosa. Temos 15 anos de banda e planejávamos ampliar os horizontes para além do Brasil, ver nossa música cruzar fronteiras e ser ouvida por outras pessoas também. A oportunidade veio com esse projeto: fizemos dois shows na Inglaterra em junho deste ano, integrando o Bass Culture Class, e, com os contatos que fizemos lá, fomos convidados a voltar e realizar mais cinco shows ainda este ano", afirmou.

A seleção das canções que estarão nos novos discos será feita em parceria com o Brasil Music Exchange, projeto conduzido pela Brasil, Música & Artes (BM&A) que procura estimular atividades e trocas de experiência no mercado musical. A curadoria será de Jody Gillet, jornalista britânica, crítica de música, representante da BM&A no Reino Unido, que atua há mais de 15 anos com o cenário local de música independente, com foco particular no Brasil. Trabalhou com artistas tais como Criolo, Orquestra Imperial, Nação Zumbi e Tulipa Ruiz. A sua escolha se baseará na adequação das obras ao perfil de mercado da WOMEX e nível de correlação com a Bahia. A decisão da curadoria será soberana e divulgada através dos sites oficiais da FUNCEB e SecultBA.

Os selecionados assinarão termo de compromisso, no qual autorizam a distribuição gratuita do material pela SecultBA em feiras internacionais de música e demais plataformas de distribuição. As coletâneas serão disponibilizadas no serviço SoundCloud somente em streaming.

Inscrição – Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, autores ou representantes das obras a serem divulgadas, bastando que elas tenham correlação direta ou indireta com a Bahia. É importante que os inscritos realmente desenvolvam uma estratégia internacional de promoção e comercialização.

Os interessados devem acessar o seguinte link: http://bit.ly/11x1CmF. O questionário disponível deve ser respondido em inglês. Após o cadastro, as faixas de música do trabalho produzido pelo inscrito devem ser enviadas no formato mp3 para o SoundCloud: http://soundcloud.com/groups/bahia-music-export-2013/dropbox. O material encaminhado deve incluir o contato do responsável pela comercialização de shows, licenças e atividades afins, considerando que a efetivação de eventuais negócios será de responsabilidade do artista e seu representante. Indispensável também incluir uma apresentação do artista, seu projeto e links.

Paula Berbert
Assessora de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
71 3324-8565 | 71 9127-7803

FUNCEB na rede:
www.fundacaocultural.ba.gov.br | @funceb | facebook.com/fundacaoculturalbahia
Agenda Cultural Bahia na rede:
www.agendacultural.ba.gov.br | @agendacultbahia | facebook.com/AgendaCulturalBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...