quarta-feira, 31 de julho de 2013

IV Conferência de Cultura de Paulo Afonso fecha o ciclo de conferências do Território Itaparica com chave de ouro

A cidade de Paulo Afonso realizou hoje a sua 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura, reunindo um público significativo de 72 pessoas. Contando com uma amostragem significativa dos setores culturais e muito bem articulada, a cidade que já está a um passo a frente, pois já enviou seu termo de adesão ao Sistema Nacional e aguarda as outras etapas para a consolidação da implantação do Sistema Municipal de Cultura, diagnosticou e fomentou as ações necessárias para que o município esteja apto a fazer parte dos Sistemas de Cultura.



Artistas e articuladores culturais dos vários segmentos discutiram o aspecto cultural do município e sistematizaram ações necessárias para a busca de estratégias democráticas de participação e gestão da política do estado e estimular o planejamento de ações municipais da cultura com participação da sociedade civil. O evento foi uma grande celebração cultural, e contou com a apresentação de integrantes da banda marcial que abriu a conferência com execução do hino nacional, hino de Paulo Afonso e músicas em homenagem a Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Os presentes puderam também prestigiar a apresentação de teatro e dança do Grupo CENIC'S, que apresentou danças e encenações sobre a incidência histórica do cangaço na cidade.


Em uma discussão centrada e objetiva, os participantes dos dois eixos levantaram questões importantes e listaram ações e demandas necessárias para a consolidação do Sistema Municipal de Cultura e diagnosticaram como anda a cultura da cidade,além da escolha dos 4 delegados, sendo um representando o poder público e 3 da sociedade civil.

A capital da energia, como é chamada carinhosamente a cidade de Paulo Afonso, por suas hidroelétricas e pelo potencial turístico que oferece, em sua riqueza de belezas naturais, fechou o ciclo de conferências do Território Itaparica com chave de ouro. Possui também um potencial cultural e histórico a ser mais explorado e as discussões em torno dos rumos culturais são uma ferramenta importante para a consolidação da identidade cultural da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...