Projeto integrante do Cultura em Campo apresenta shows gratuitos durante o período da Copa das Confederações
Apresentando a música que representa a Bahia contemporânea para o mundo em shows gratuitos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o MAM-BAHIA: Outras Sonoridades reúne neste domingo, 23 de junho, as bandas Os Nelsons, de Paulo Afonso, com seu dub baiano; OQuadro, diretamente de Ilhéus, com seu hip hop; e BaianaSystem, um dos mais destacados fenômenos da atual cena local, colocando a guitarra baiana para fazer música urbana. Nos intervalos, DJ Mauro Telefunksoul comanda a festa. Os shows começam às 18 horas e a distribuição de pulseiras de acesso se iniciam uma hora e meia antes, a partir das 16h30. A ação, realizada pela Huol Criações com patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), integra o projeto Cultura em Campo, em que a Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA) realiza uma programação especial durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, promovendo a produção artístico-cultural baiana.
Proveniente do sertão baiano, quebrando toda mística original da palavra “sertão”, Os Nelsons fundamentaliza a ambiguidade entre estar no meio da seca e rodeado pela pureza da sua ilha – sua cidade de origem, Paulo Afonso. A banda quebra esse paradigma e modifica, com autoridade, a motivação sertaneja, acompanhando o cronograma da evolução musical, em que deixa transparente a vontade de expressar toda sua originalidade através de ações audiovisuais e transformá-la em linguagem universal. A base eletrônica, similar a dos guetos de Luanda, do lifestyle de Kingston e das melhores boates de Londres, faz de Os Nelsons uma banda contagiante, que não consegue esconder o regionalismo que os difere nesse cenário. Com elementos nordestinos, como o carimbó, pagode e axé, misturados ao brasileiríssimo samba e aos importados rock, dub, ragga, reggae e kuduro, o grupo é formado por Raoni Torres (vocalista), Ericson Feitosa (guitarra), Rafa Dias (DJ) e Vandeilson Feitosa (baixo).
OQuadro é uma das bandas, na Bahia, que representa a tendência do hip hop intitulada Nova Escola (New School), que busca inovações estéticas a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. As composições do grupo oscilam entre a bravura e a brandura, o local e o universal, vão do ijexá ao afrobeat, sem deixar, por isso, de ser rap. Após mais de dez anos juntos, OQuadro lançou seu disco oficial produzido por Buguinha Dub e coloca o novo manifesto do rap baiano no mapa mundial. Com um trio à frente dos vocais – Freeza, Jef e Rans – OQUadro se completa com Victor Irregular (bateria), Rodrigo Dalua (guitarra/sinth), Ricô (baixo/EFX) e Jahgga (percussão).
Por fim, a BaianaSystem mostra as novas possibilidades sonoras da guitarra baiana, popularizada no Carnaval de Salvador, produzindo uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana. Nas mãos de Robertinho Barreto, idealizador do projeto, a guitarrinha dialoga de forma harmônica com as sonoridades africanas e com a liberdade e psicodelia do dub. O instrumento se renova e interage com as bases trabalhadas e mixadas pelo DJ João Meirelles. Em todas as músicas, há inserções de sons e efeitos com improvisos. O vocal de Russo Passapusso explora timbragens e interação com a produção das bases rítmicas dos sound system’s. Essa linguagem e a filosofia das “colagens” dos sistemas de sons, do recriar a partir do existente, são o desafio do grupo. A banda é ainda integrada pelo baixista Marcelo Seco e o percussionista Wilton Batata.
Esta especialíssima seleção de artistas parte do programa Bahia Music Export, uma parceria da Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA com a FUNCEB, que apoia a promoção internacional da música da Bahia. Todos os nomes que integram o MAM-BA: Outras Sonoridades fizeram parte de pelo menos uma das três coletâneas lançadas pelo projeto em 2010, 2011 e 2012, e que foram utilizadas em ações de internacionalização da produção musical do estado. O fato de estarem nestes álbuns, que têm curadoria de especialistas em promoção da música brasileira nos mercados de outros países, é mais uma comprovação do potencial artístico e da relevância crítica e popular destes exemplares artistas e bandas da Bahia.
Próximo domingo – Depois da estreia com Dão & A Caravanablack e o Samba Chula de São Braz em 16 de junho, o terceiro e último domingo do MAM-BAHIA: Outras Sonoridades, no dia 30, apresentará, a partir das 15 horas, a inconfundível voz de Lazzo Matumbi, mestre da música negra brasileira com mais de 30 anos de carreira, e Marcia Castro, em sua mistura de gêneros que a coloca como representante fundamental da música baiana desta geração. O DJ Roger’N’Roll toca na abertura e entre os shows. Para completar, depois da música, será transmitida ao vivo a partida da final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, com a oportunidade de conferir o encerramento do torneio no belo pôr-do-sol do privilegiado cenário do local.
MAM-BAHIA: Outras Sonoridades
16 de junho, 18 horas: Samba Chula de São Braz + Dão & A Caravanablack + DJ Roger’N’Roll
23 de junho, 18 horas: Os Nelsons + OQuadro + BaianaSystem + DJ Mauro Telefunksoul
30 de junho, 15 horas: Lazzo Matumbi + Marcia Castro + DJ Roger’N’Roll + transmissão do jogo da final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia
Quanto: Gratuito (sujeito à lotação de 2.200 pessoas) – distribuição de pulseiras de acesso se iniciam uma hora e meia antes do início dos shows
Realização: Huol Criações
Patrocínio: FUNCEB/ SecultBA
Apoio: MAM-BA/ IPAC
16 de junho, 18 horas: Samba Chula de São Braz + Dão & A Caravanablack + DJ Roger’N’Roll
23 de junho, 18 horas: Os Nelsons + OQuadro + BaianaSystem + DJ Mauro Telefunksoul
30 de junho, 15 horas: Lazzo Matumbi + Marcia Castro + DJ Roger’N’Roll + transmissão do jogo da final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia
Quanto: Gratuito (sujeito à lotação de 2.200 pessoas) – distribuição de pulseiras de acesso se iniciam uma hora e meia antes do início dos shows
Realização: Huol Criações
Patrocínio: FUNCEB/ SecultBA
Apoio: MAM-BA/ IPAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...