sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Doação de livros aumenta acervos de bibliotecas e pontos de leitura da Bahia







Com a finalidade de dinamizar o acesso ao conhecimento e incentivar a leitura através de livros para crianças, jovens e adultos, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA pleiteou junto à Editora Record, maior conglomerado editorial da América Latina, a doação de livros para a Bahia. O pedido foi aceito e a contrapartida exigida pela Editora foi a viabilização do transporte e distribuição das obras. Assim, a Fundação Pedro Calmon repassará um total de 160 mil livros, em kits de 400 exemplares, para bibliotecas públicas, comunitárias, pontos de leitura, além de 14 espaços prisionais. Caso fossem comprados, o montante exigiria um total de 5 milhões e 800 mil reais de investimento público. Os 400 títulos compreendem diferentes gêneros, entre os quais literatura, história, infanto-juvenil, livros de psicologia e até autoajuda.
 
As 374 entidades contempladas, espalhadas pelos 27 Territórios de Identidade da Bahia, começam a receber a doação nesta segunda-feira, dia 03 de setembro, em suas próprias sedes. A doação beneficiará o leitor geral, que, com isso, terá mais opções de leitura e conhecimento.
 
De acordo com o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/SeculBA, Ubiratan Castro de Araújo, os 160 mil livros resultam de uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), que elaborou um documento solicitando a doação ao grupo Record, alegando que “o melhor ‘lugar’ para o livro é o leitor”. O transporte e a distribuição do montante foram viabilizados com os recursos da Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado (Dibip), setor responsável pela seleção e compra de livros para o acervo das bibliotecas. Se cada entidade contemplada fosse adquirir, com recursos próprios, os 400 livros, teria que desembolsar cerca de 15 mil reais.
 
Livros À Mão Cheia – As entidades contempladas estão assim divididas: 72 Pontos de Leitura, 14 espaços prisionais, 08 bibliotecas estaduais, 200 bibliotecas municipais, 30 bibliotecas comunitárias e 50 agentes de leitura, totalizando 374 kits, que compreendem 400 títulos de diferentes gêneros.
Esta é a segunda grande distribuição de livros feita pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA em menos de um ano. Entre 2011 e início de 2012, foram adquiridos e distribuídos para as bibliotecas públicas municipais mais 130 mil obras (totalizando 290 mil livros distribuídos). Os recursos para esta compra, na ordem de cinco milhões de reais, foram do Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura. Além disso, mais 100 mil obras nacionais foram distribuídas diretamente pelo MinC nas bibliotecas. No total, cada biblioteca baiana recebeu, nesta primeira ação, dois mil livros.
 
“Essa iniciativa de renovação do acervo das bibliotecas é fundamental na formação de leitores e constitui-se em uma política pública de acesso ao livro e estímulo às bibliotecas e aos projetos de leitura”, ressaltou Ubiratan Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...