A publicação Bahia de Todos os Circos, que teve sua tiragem de 2.500 exemplares esgotada, foi revista e atualizada, e terá uma 2ª edição neste ano de 2012. No ano de 2010, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), lançou novamente a cartilha cujos principais objetivos são facilitar o relacionamento entre os artistas circenses e os poderes públicos municipais e estimular a boa acolhida do circo nas cidades baianas.
Antes da conclusão e impressão do material, a Funceb convoca a classe circense e demais interessados para consultarem o documento e contribuírem com sugestões para aperfeiçoá-lo. A cartilha, em versão em PDF, está disponível para leitura no site da fundação onde também se encontra um formulário para inscrição de sugestões, que podem ser enviadas até o dia 26 de agosto.
Assim como a 1ª edição, esta nova tiragem da cartilha Bahia de Todos os Circos será endereçada a prefeituras, dirigentes de cultura, representantes de órgãos dos 417 municípios da Bahia, secretarias de Cultura de outros estados brasileiros, instituições de ensino e instituições na área circense. A iniciativa integra as ações do Núcleo de Artes Circenses da Funceb/Secult, criado em 2007 para fomentar a produção, a difusão, o registro, a memória e a formação dos artistas circenses, sensibilizando comunidades, prefeituras e outros órgãos envolvidos no processo de itinerância dos circos e das atividades circenses.
Histórico
A cartilha Bahia de Todos os Circos apresenta uma introdução sobre o histórico do circo na Bahia, mapas que ilustram a atividade circense nas diversas regiões baianas, instruções sobre a manutenção da formação escolar para crianças e jovens que itineram com suas famílias, informações sobre as políticas públicas estaduais e federais para esta linguagem artística e orientações de como os municípios, por meio de seus órgãos gestores, podem apoiar os circos e recebê-los com segurança e eficiência, garantindo o acesso do público e a manutenção qualificada desta arte milenar na Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...