ÚLTIMOS DIAS!
Inscrições da 2ª
Chamada do Calendário das Artes seguem até 9 de
julho
Edital
premia propostas das diversas linguagens
artísticas a serem realizadas entre 1º de outubro e 31 de dezembro deste ano e
que incentivem o desenvolvimento das artes nos Macroterritórios da
Bahia
Estão abertas até 9 de julho as
inscrições da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2012, mecanismo de
incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que
objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Promovido pela
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura
do Estado (SecultBA), o edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as
áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e
Artes Integradas. Nesta 2ª Chamada, o Calendário das Artes vai apoiar
propostas que sejam iniciadas de 1º de outubro a 31 de dezembro deste ano. As
instruções para participação e os documentos do edital estão disponíveis no site
www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.
Feito de forma calendarizada, com
a finalidade de organizar as solicitações e a distribuição de recursos ao longo
do ano, o Calendário das Artes se fundamenta na acessibilidade e
ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, considerando
sua grande diversidade e dimensões territoriais. Neste sentido, o edital inclui
premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em
quantidade igualitária: a avaliação dos projetos é feita de forma
territorializada e os inscritos de cada Macroterritório da Bahia concorrem
apenas entre si. As comissões de seleção são também específicas e formadas, além
de membros do Estado, por representantes locais e de diferentes origens dentro
do estado, escolhidos através de consulta a entidades artísticas e culturais das
diferentes regiões.
Com aporte financeiro total de R$
546 mil, serão no mínimo 42 projetos contemplados, com previsão de que sejam
pelo menos sete propostas premiadas de cada um dos seis Macroterritórios da
Bahia. São priorizadas as oriundas e/ou realizadas em benefício de populações
com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural,
envolvendo as mais variadas ideias de artistas, grupos e produtores, amadores ou
profissionais.
O edital é aberto a Pessoas
Físicas que residam na Bahia e tenham idade igual ou superior a 18 anos,
brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com permanência legalizada,
e a Pessoas Jurídicas de Direito Privado, estabelecidas na Bahia e com atuação
artístico-cultural definida em seu estatuto. Para se inscrever, o proponente
deve preencher o Formulário de Inscrição, apresentando sua proposta, e enviá-lo
via Correios, apenas por correspondência registrada ou serviço Sedex e com Aviso
de Recebimento, para o endereço de inscrição do Macroterritório em que reside
cada um dos seis Macroterritórios tem um local específico de
recebimento.
O Calendário das Artes foi
concebido através de um processo de diálogo com a sociedade civil e requalifica
o Calendário de Apoio a Projetos Culturais, que foi realizado entre 2008
e 2011. No ano passado, o Calendário de Apoio distribuiu R$ 563 mil para
64 projetos selecionados dentre 650 inscritos. Já o Calendário das Artes,
somando as suas duas Chamadas de 2012, vem disponibilizar mais de R$ 1 milhão
para a execução de mais de 80 projetos.
A 1ª Chamada do Calendário das
Artes e as mudanças para a 2ª Chamada - Com inscrições abertas de 17 de
fevereiro a 2 de abril, a 1ª Chamada do Calendário das Artes se voltava a
apoiar projetos com data inicial de realização entre os dias 1º de junho e 31 de
agosto deste ano. Foi registrado um número bastante expressivo de inscritos:
1.071 propostas oriundas de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, das
quais 43 foram selecionadas, abrangendo 34 cidades baianas e alcançando 26 dos
27 Territórios. Serão oito projetos de Teatro, sete de Artes Integradas, sete de
Música, seis de Literatura, cinco de Artes Visuais, cinco de Dança, quatro de
Audiovisual e um de Circo iniciando suas ações nos próximos meses.
Sendo um mecanismo novo, lançado
em 2012 com o objetivo de atender às demandas da sociedade civil e da realidade
do cenário artístico-cultural do estado, o Calendário das Artes é
realizado em edições independentes, para que ele possa ser aprimorado a cada
nova Chamada. Assim, em escuta às considerações feitas pelo público em espaço
aberto de avaliação disponibilizado no site, além de através de e-mail e
telefone, a FUNCEB reavaliou a questão do envio de propostas exclusivamente via
serviço Sedex, item exigido aos participantes da 1ª Chamada. Agora, as
propostas, que devem ser sempre emitidas por Correios, podem ser também postadas
por correspondência registrada, com Aviso de Recebimento. Além disso, a minuta e
o Formulário de Inscrição foram revisados e estão ainda mais didáticos e
indicativos de suas normas, para evitar os erros mais frequentes registrados na
1ª Chamada.
Calendário das Artes Inscrições
da 2ª Chamada de 2012
Quando: 25 de maio a 9 de julho
Onde: inscrições via Correios, apenas
por correspondência registrada ou serviço Sedex e com Aviso de Recebimento
(endereços de postagem estão descritos no edital cada Macroterritório tem um
local específico de recebimento)
Inscrições
gratuitas
Informações: 71 3324-8505 (14 às 18 horas) |
calendario.artes@funceb.ba.gov.br
Realização: FUNCEB/ SecultBA
Apoio: Educadora FM/ TVE Bahia/
IRDEB
Assessora de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
71 3324-8565 | 71 9127-7803
FUNCEB na rede: www.funceb.ba.gov.br | @funceb | facebook.com/fundacaoculturalbahia
Agenda Cultural Bahia na rede: www.agendacultural.ba.gov.br | @agendacultbahia | facebook.com/AgendaCulturalBahia
--
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
Assessoria de Comunicação
71 3324-8565
FUNCEB na rede: www.funceb.ba.gov.br | @funceb | facebook.com/fundacaoculturalbahia
Agenda Cultural Bahia na rede: www.agendacultural.ba.gov.br | @agendacultbahia | facebook.com/AgendaCulturalBahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...