Bandas terão clipes produzidos e lançados em mostra no cinema; inscrições começam dia 18/06
Com o objetivo de constituir um espaço de formação audiovisual voltado para profissionais de cinema e vídeo e estudantes interessados no tema, o Núcleo de Formação em Videoclipe Geração Bit volta, em 2012, para ampliar a produção audiovisual baiana. Encabeçado por Alexandre Guena, diretor premiado por clipes como o da cantora Pitty, o projeto vai promover, de junho a outubro, cursos e oficinas práticas para 25 inscritos, além de conferências com nomes nacionais do audiovisual, abertas ao público. As inscrições para participação nas oficinas começam no dia 18 de junho (segunda). O projeto conta com apoio da VIVO, através do programa VIVO Art.Mov, e do Governo da Bahia, através da Lei de Incentivo FazCultura.
Os cursos são gratuitos e qualquer pessoa pode se inscrever através do site (http://www.geracaobit.com.br/), durante o mês de junho. Os selecionados terão currículo avaliado sob critérios como interesse na área e produções audiovisuais.
Em 2012, o Geração Bit traz como novidade a parceria com ONGs e instituições de ensino, entre elas a Pracatum e aTV Pelourinho, dando oportunidade a jovens de descobrirem o universo da produção audiovisual, promovendo o compromisso com o social. Cinco instituições irão indicar cinco alunos entre 15 e 18 anos cada uma, para participar do projeto.
Conferências – Os cursos terão início em julho e seguem até outubro, com aulas teóricas e práticas sobre produção audiovisual, com foco no videoclipe. Entre julho e agosto, serão realizadas conferências abertas ao público, com nomes a nível nacional em produção de clipes, entre eles Zico Góes, diretor de conteúdo da MTV; Conrado Almada, diretor de clipes do Skank, Pato Fu, entre outros; e Vinicius Nisi, diretor do clipe d’A Banda Mais Bonita da Cidade. O objetivo é aproximar o público do debate sobre conteúdo audiovisual e novas mídias.
O Geração Bit será constituído de dois núcleos de trabalho. O Núcleo 1, coordenado por Guena, contará com 25 pessoas, divididas em cinco grupos, que ao final do curso produzirão um clipe de uma banda baiana (cinco clipes ao todo). Cada grupo desse núcleo irá receber R$3,5 mil para fazer o videoclipe. Já o Núcleo 2 será formado por 25 estudantes indicados pelas ONGs que, orientados por Wagner Merije, produzirão vídeos de temática livre sobre as bandas que estarão sendo filmadas pelo Núcleo 1 (bastidores de gravação do clipe, por exemplo). A ideia é que o Núcleo 2 trabalhe com dispositivos móveis, reforçando a essência do VIVO Art.Mov.
Bandas – As bandas baianas que quiserem ter suas canções transformadas em clipes poderão inscrever a música através do site oficial do projeto. Uma equipe irá escolher bandas grupos que terão seus clipes filmados. No final do processo, os clipes serão lançados numa mostra em cinema, onde ficarão em cartaz por uma semana. Para participar, basta que o grupo seja da Bahia e tenha uma música gravada. A primeira edição do Geração Bit, ocorrida em 2009, produziu clipes de Nancy Viegas, Retrofoguetes, Copiraite, Teclas Pretas e Yun Fat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...