Atenção artesãos! Já estão abertas, a partir desta segunda-feira (12), as inscrições para certificação do produto artesanal. Interessados devem se dirigir à sede do Instituto Mauá, na Barra, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h30. A inscrição é gratuita, mas é preciso ser cadastrado no Mauá e estar em dia com a Carteira de Identificação do Artesão.
Concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro - PAB, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Programa de Certificação do Artesanato Baiano visa valorizar, legitimar e diferenciar a produção do Estado. "Nós queremos imprimir uma marca inerente ao artesanato baiano e que seja sinônimo de qualidade, autenticidade e responsabilidade socioambiental", destacou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida. Esta marca é, justamente, o Selo "A Bahia Feita à Mão"; principal instrumento do Programa.
É o Selo que assegura que a produção é, de fato, artesanal, sem uso de mão de obra escrava ou infantil, respeitando o meio ambiente e se mantendo fiel às raízes culturais e simbologias típicas da Bahia. E é este mesmo Selo que virá estampado à peça - visível, mas sem influenciar no design, já que se trata de uma etiqueta transparente -, identificando-a como legitimamente artesanal e baiana.
"O Selo é uma garantia, para o consumidor, de estar adquirindo um produto original, protegido de cópias e falsificações", pontuou Emília Almeida. "E é um diferencial para a Bahia, já que este é o primeiro selo do país em nível governamental", ratificou.
Certificação - Cada artesão poderá se inscrever em apenas uma tipologia, com até dois produtos, e a meta do Instituto é certificar 40 peças até o final de 2012. Mas, para que uma peça receba a certificação, e a consequente emissão do Selo "A Bahia Feita à Mão", é preciso que todas as etapas do seu processo produtivo estejam de acordo com os parâmetros técnicos exigidos pelo Ibametro, órgão oficial de certificação do Estado e parceiro do Mauá na iniciativa.
O processo de aquisição do Selo também inclui um trabalho de auditoria para apontar o nível de qualificação dos artesãos baianos e as condições de produção em cada localidade; seguido por visitas regulares para acompanhamento e monitoramento; e ações de capacitação e implantação assistida. Tudo a cargo do próprio Mauá, em parceria com o Sebrae/BA.
O edital, contendo todas as especificações, já está disponível no site do Instituto. As inscrições seguem até o dia 11 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...