Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Iniciou no início de fevereiro o Projeto ECOTILÁPIA

Iniciou no início de fevereiro o Projeto ECOTILÁPIA



Iniciou hoje as oficinas do Projeto Ecotilápia realizado pela  artesã Maria Regina Soares da AGAPPA, para quem não lembra a artesã foi contemplado através no Edital 08/2013 - Territórios Culturais do  Governo da Bahia / Secretária de Cultura  através do Fundo  à Cultura   em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.

O projeto tratará de forma sustentavél o descarte dos restos do peixe, já que boa parte dessa criação é comercializado somente o filé deixando para trás o couro, escamas e espinha que são matéria prima fundamental para a confecção  de acessórios, brindes, agendas, produtos para decoração. Além disso, poderá oferecer aos familiares dos pescadores ou criadores do peixe em cativeiro mão de obra qualificada e diminuir o descarte de forma inadequada do peixe no meio ambiente.

                          Fotos: Klycinha Nascimento

A primeira etapa que inicou hoje 02/02/2014 no Municipio de Paulo Afonso contou com a presença de Nadja Maria Monteiro - Analista de Projetos do SEBRAE PA - Paulo Afonso, que falou da importância do trabalho da artesã  Maria Regina e informou que o SEBRAE certificará cada participante.

Após as aulas de como tratar o couro do peixe e confeccionar os acessórios, o SEBRAE oferecerá oficinas SEI do programa SEBRAE para Micro Empreendedores Individuais que são: Sei Empreender - Sei Vender - Sei Controlar Meu Dinheiro entre outras, tornando assim cada cidadã apta para comercializar o produto e tornar a atividade uma fonte de renda para o sustento familiar.

             Foto: Klycinha Nascimento

 Quem também esteve presente, representando a SECULT/BA, para dar as boas vindas aos participantes e apresentar a estrutura desse projeto e apontar o papel da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Fundo de Cultura da Bahia na promoção dessa atividade cultural foi o Representante Territorial de Cultura do Território Itaparica, Rubervânio Lima e Clécia Nascimento do site Acerte Paulo Afonso que acredita no artesanato de tilápia e apoia as ações da artesã Maria Regina Soares - AGAPPA.



O primeiro dia de aula com  o grupo de mulheres do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, denominado "AS MARIAS" localizado no bairro Barroca, Rua Luiz Gonzaga ainda teve o acompanhemento da facilitadora e psicóloga Jaciara Rebouças e Jarlita funcionárias da Prefeitura Municipal de Paulo  Afonso.

Para Maria Regina esse é o inicio das atividades com o couro de tilápia realizado em Paulo Afonso e em posteriormente as oficnas seguirão pelos municipio de: Glória, Abaré e Rodelas e contará com o apoio de cada prefeitura municipal.


Ao finalizar cada oficina será realizada uma feira para que as alunas possam comercializar os produtos confeccionados por elas e mostrar à população de cada municipio que com o manejo correto o couro de tilápia é possivel transformá-los em produtos comercializáveis e ainda ajudar na preservação do meio ambente.


Por: Acerte Paulo Afonso
contato@acertepauloafonso.com.br
Fotos: Klycinha Nascimento

FONTE:http://www.acertepauloafonso.com.br/materia/noticias/240/AGAPPA+iniciou+hoje+o+Projeto+ECOTIL%C3%81PIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...