Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

V Workshop Rio São Francisco acontece em Paulo Afonso

V Workshop Rio São Francisco


Acontece em Paulo Afonso nos dias 25 e 26 de novembro o V Workshop Rio São Francisco – Cultura, identidade e desenvolvimento. Novos olhares sobre o semiárido.
O seminário surgiu a partir da iniciativa da profa. Dra Regina Celeste de Almeida Souza e a Profª Dra. Elizabeth Kiddy que, mesmo sabendo dos inúmeros estudos existente sobre o Rio São Francisco entenderam que fazer um estudo da população ribeirinha poderia ser uma grande novidade no que diz respeito aos estudos que envolvem o rio. Analisar a cultura popular, os meios de sobrevivência, a religiosidade, o artesanato, a gastronomia. Enfim, analisar o nível de educação e desenvolvimento da população, energias alternativas. E, claro, verificaros grandes paradoxos existente, visto que a população vive em áreas próximas ao rio e morrem de sede, produz energia, mas vivem sem.
Para o desenvolvimento desse projeto, a Profa. Regina Celeste teve como um referencialo livrode TeodoroSampaio(O Rio São Francisco ea Chapada Diamantina), resultado de uma expedição feita pelo mesmo desde a foz até a nascente (um percurso inverso).
Na magnitude do projeto não foram conseguidos os recursos necessários, fazendo com que isso se transformasse num esforço pessoal e muito boa vontade com ajuda de muitos voluntários, professores, universitários, pesquisadores, alunos de iniciação científica, bolsistas dos cursos de turismo, gastronomia.
Esse já é o quintoworkshope cada vezque a equipe fazuma expedição, gera um livro, um documento oficial impresso. Já são 2 livros publicados, onde um deles está disponível na internet (Viagens do são Francisco), uma revista de desenvolvimento regional e econômico.Já gerou dissertação de mestrado sobre o tema religiosidade norio São Francisco, outros alunos publicaram artigos sobre educação ambiental, lixo urbano produzido nas romarias, energia alternativa, qualidade da água. E esses resultados vem se mostrando satisfatórios, devido a conscientização que essas pesquisas levam para olocal estudado.
Na programação do evento está previsto o lançamento do livro decorrente do IV Workshop que aconteceu em Bom Jesus da Lapa. Uma exposição fotográfica decorrente dessas expedições, exibição de filmes e documentários, artesanato, manifestações culturais, palestras. Enfim, as diversas possiilidades que esse tema proporciona ao expectador.

Para esse workshop, a expectativa é que compareçam o público mais variado possível. A organização do evento entende que a maior porcentagem é do meio acadêmico, mas entende que é necessário o envolvimento da população como um todo, representante dos órgãos públicos e privadas."Sou professora, com 54 anos de trabalho, sou aposentada, com 72 anos. Quando procuramos fazer um evento como esse, queremos transmitir o que fazemos, queremos envolver a população local, o meio acadêmico, mas além disso, precisamos de empresários que tenham interesse, políticos para trabalhar as politicas
possibilidades.

Que novas possibilidades podem surgir para essa região." Afirma a profa Dra Regina.



Fonte: www.acertepauloafonso.com.br

contato@acertepauloafonso.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Contamos com sua participação...